quarta-feira, 29 de julho de 2009

A crise da Casa do furdunço



Crise do senado, um assunto pertinente, pauta dos principais jornais, motivo de gargalhadas e bastante deboche. Mas a canalhice não é algo atual, voltemos agora para o país das oligarquias, lembremo-nos da política dos governadores, do coronelismo e da política do café com leite. Algo mudou? Talvez os nomes e as artimanhas, que agora recebem o batismo de atos secretos.

Os atos secretos são ações feitas às escondidas, ilegalmente e sem um pingo de ética. São executados pelos representantes do povo e são feitos de diversas formas, mas com a mesma esperteza: embolsar o dinheiro público.

Esses senadores, seguindo o bonito exemplo do presidente do Senado, José Sarney, fazem o uso do dinheiro público para diversos fins, que são considerados ilegais.

Comecemos pela privatização do Senado, com o exemplo do astuto Sarney, que, mesmo sendo dono de inúmeras empresas no Maranhão, preferiu empregar duas sobrinhas e seu neto no Senado. Com pena da viúva do seu motorista, empregou-a para servir cafezinho, durante meio expediente, ganhando um trocadinho no valor de 2,3 mil reais mensais. É o Brasil com está.

Outra comédia no Senado é a questão das passagens aéreas. Roseana Sarney, com saudades das suas colegas “cocotas”, fez uma reunião em sua residência. A reunião “bombou”. Detalhe: as passagens aéreas foram financiadas com o dinheiro do povo. “Chega de saudade, a realidade...”.

Como Sarney não há. Senador pelo Amapá, pediu o apoio das seguranças do Senado para a proteção de sua casa em São Luís. Não é um “cutxi-cutxi”? Não pára por aí. Desatento, o ex-presidente da República, não percebeu que recebia mensalmente 3,8 mil de auxílio-moradia, mesmo possuindo uma mansão na capital do país e tendo à sua disposição a residência oficial do Senado.

Eliminando a marcação com o pobrezinho do José, o potiguar Agaciel Maia, irmão do candidato a governador em 2010, João Maia, sorteava bônus, como numa espécie de bingo, na gráfica da Casa. Ele recolhia as matrículas dos funcionários, anotava em papeizinhos, colocava em uma cumbuca e começava o divertimento.

Para todos esse atos, que em tese são ilegais, o remédio são CPI’s ineficazes, como a da Petrobras, são todos os partidos envolvidos. PT quer investigar o DEM, mas não quer ser investigado; o DEM quer investigar PT, mas também não quer ser investigado; e assim segue a batata quente, que acaba como massa de uma deliciosa pizza.


Lista dos Senadores beneficiados por atos secretos:

Aldemir Santana (DEM-DF)
Antonio Carlos Júnior (DEM-BA)
Augusto Botelho (PT-RR)
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Delcídio Amaral (PT-MS)
Demóstenes Torres (DEM-GO)
Edison Lobão (PMDB-MA)
Efraim Moraes (DEM-PB)
Epitácio Cafeteira (PTB-MA)
Fernando Collor (PTB-AL)
Geraldo Mesquita (PMDB-AC)
Gilvam Borges (PMDB-AP)
Hélio Costa (PMDB-MG) licenciado (ministro)
João Tenório (PSDB-AL)
José Sarney (PMDB-AP)
Lobão Filho (PMDB-MA)
Lúcia Vania (PSDB-GO)
Magno Malta (PR-ES)
Marcelo Crivella (PRB-RJ)
Maria do Carmo (DEM-SE)
Papaléo Paes (PSDB-AP)
Pedro Simon (PMDB-RS)
Renan Calheiros (PMDB-AL)
Roseana Sarney (PMDB-MA) renunciou para assumir o governo do MA.
Sérgio Zambiasi (PTB-RS)
Serys Slhessarenko (PT-MT)
Valdir Raupp (PMDB-RO) licenciado (ministro)
Wellington Salgado (PMDB-MG)




Texto base: com informações da cientista política: Lúcia Hipólito
.

5 comentários on "A crise da Casa do furdunço"

Unknown on 30 de julho de 2009 às 06:00 disse...

Vc estah completamente correta Fê.
SAe todos os adolescentes de nosso País, tivesse sua preocupação não teríamos tantos corruptos no poder, pois seriamos mais críticos e atentos a nossas escolhas de voto.
Parabéns pelo texto e que vc tenha sempre essa boa vontade de orientar seus colegas, porque nosso futuro estah nas mãos de pessoas de seu tempo!!!!
Xeru

Anônimo disse...

Abalouuuuuuuuuuuuuuuuuu

Luis on 30 de julho de 2009 às 16:17 disse...

Muito bom o texto. Realmente, os senadores de hoje em dia estão fazendo do Senado uma verdadeira casa de comédia. É de matar de rir o EX-PRESIDENTE receber auxílio-moradia. E essa lista de beneficiados pelos atos secretos parece mais a lista de todos os senadores do país. É muito político ladrão mesmo...

Kamila Campos on 1 de agosto de 2009 às 06:49 disse...

É preciso que os adolescentes tenham uma visão crítica como essa, afinal, em breve, eles/vocês poderão decidir o norte do governo do país.
O texto está ótimo, vc é clara e coerente.
O blog funciona muito bem para esclarecer e ajudar a formar opinião, ambos de uma maneira fácil e rápida. Parabéns!

Anônimo disse...

Não é ex-presidente. É presidente ainda.

Postar um comentário

:::Visitinhas::::

Followers

 

Pɦιℓσรσρɦу Copyright 2009 Fashionholic Designed by Ipiet Templates Sponsored by Tadpole's Notez