sexta-feira, 17 de julho de 2009

A ética na "rua".



Quando eu era pequena, por volta dos oito anos de idade, eu vivia brincando na rua.

Eu gostava, pois os meus amigos, que eram sempre mais velhos, faziam coisas que em casa a minha família não me deixava fazer.

Aí eu aprendia como fazer, tanto as coisas certas quanto as erradas.

Você deve está se perguntando, o que isso tem haver com a ética?

Na rua, onde muitas crianças cresceram e tiveram sua infância, tem que se haver a ética também.

Mas quando devo aplicá-la?

Quando você está na rua, seja brincando ou conversando com os amigos, você sempre vê coisas que seus pais não ensinaram ou ensinaram diferente, não é mesmo?

Daí você fica pensando, o que devo fazer: o que a minha família me ensinou ou o que os meus amigos fazem aqui?

Às vezes você opta pela segunda opção, para não ficar de fora do grupo de amigos, para não zombarem de você, etc.

Mas aí é que entra a ética, que, quando se é criança não sabemos utiliza-la, ao menos sabemos o que é e/ou compreendemos.

Você, quando já sabe o que é certo e o que é errado, quando já tem juízo moral, vai saber comparar as duas opções, e vai fazer o que acha mais correto, que, na maioria das vezes, pra você não ficar com um ''peso na conciência'', você faz o que seus pais ensinaram.

Esse peso na consciência é justamente o que a ética proporciona, ou melhor, a falta dela.

Então, podemos concluir que, até onde, talvez, jamais você iria pensar que houvesse a ética ou a falta dela, tem: na rua, na calçada da sua casa, por exemplo.

Podemos concluir com isso tudo que há a ética em todo lugar.

Não tem um só lugar que não se precise da ética e da moral, já que as duas não se separam.

5 comentários on "A ética na "rua"."

Unknown on 20 de julho de 2009 às 12:34 disse...

Saudações filosóficas.

Trabalho avaliado.

Prof. Wanderlan Porto

Anônimo disse...

muito bom me ajudou bastante num trabalho da escola
valeu mesmo

nagila.cearamor on 2 de maio de 2011 às 07:08 disse...

eu acho que a ética vem primeiro lugar é di si mesmo.

Anônimo disse...

bom mais você esqueceu de pega em uma vara

Anônimo disse...

Muito bom, me ajudou também em um trabalho de escola, Obrigadaaaa :D

Postar um comentário

:::Visitinhas::::

Followers

 

Pɦιℓσรσρɦу Copyright 2009 Fashionholic Designed by Ipiet Templates Sponsored by Tadpole's Notez