terça-feira, 14 de julho de 2009

Ética, um princípio que ultrapassa todos os limites



Ética vem do grego “ethos” e quer dizer “modo de ser, caráter, e é uma característica inerente a toda ação humana, e é vital na convivência em sociedade. Todo homem tem seu “senso ético”, uma perspectiva, uma noção do que é certo e do que é errado, do que é justo e o que não é. Mas vale ressaltar que “ethos” (caráter) e “mos” (costume) é um tipo de comportamento que não é “natural”, é totalmente “humano”, adquirido com o passar do tempo, o home não nasce com ele, vai conquistando, adquirindo por hábito.

A moral é um conjunto de normas, de princípios, de costumes que guiam o comportamento do homem em meio a sociedade, vem do latim “mos” e significa “costumes”. Apesar de estarem intimamente ligadas, a ética e a moral não são a mesma coisa, mas são sinônimos. Enquanto a moral é normativa, a ética é teórica.

A ética é frequentemente confundida com a lei, mas ao contrário da lei, ninguém pode ser forçado pelo estado a cumprir as normas éticas, e nem ser punido por desobedecê-las.

Hoje em dia muitas das profissões que exercemos, tem seu código de ética profissional, e é obrigatório cumprir se quiser ficar no trabalho, se o profissional não cumprir esse código a que é submetido, ele pode sofrer consequências como censura pública e pode até perder o emprego.

A ética atinge até a ciência, a principal lei na robótica é que, um robô jamais pode ser projetado pra fazer mal a outra pessoa, e na biologia, uma parte dos ativistas defende o ponto de vista de que pela ética e pelo bom senso, a clonagem deve ser feita com muito controle somente em animais e plantas, para fins de estudos biológicos, e nunca deve se clonar um ser humano.

A ética talvez tenha sido iniciado através dos filósofos gregos a cerca de 25 séculos trás, hoje em dia seu campo de atuação ultrapassa todos os limites da filosofia e vários pesquisadores se dedicam a estudá-la e a conhecê-la, pois a ética vai muito mais além daquilo que podemos imaginar, a ética em teoria é um conceito meramente simples de se assimilar, mas em prática é algo muito mais complexo, pois paremos pra imaginar com diversas situações em que nos perguntamos “A que lado a ética se aplica?”, como por exemplo, “Tenho sempre que dizer a verdade, ou existem ocasiões em que posso mentir?”, “Será que é certo tomar tal atitude?”, “Existe algum momento em que se pode ultrapassar o sinal vermelho do trânsito?”; “Devo ajudar alguém em perigo, ainda que eu esteja arriscando a minha vida?”, “Os soldados que matam em guerras devem ser punidos, ou estam só cumprindo ordens?!!!”

Essas perguntas nos colocam diante dos problemas práticos, problemas que nos deparamos em nosso dia-a-dia, são situações reais, que acontecem. O homem é um ser que vive, e que realiza a “ação” de existir quando se encontra com outros homens, sendo que nesse caso as atitudes tomadas, não influem somente quem as prática, influencia também as pessoas ao nosso redor,influência o mundo inteiro ao nosso redor.


Texto Base: CORDI, SANTOS, SCHLESENER, CORREA, VOLPE, LAPORTE, ARAÚJO, RIBEIRO, FLORIANI, JUSTINO, Para filosofar (Texto:Valor e história). São Paulo, editora Scipione,2007. p. 75-6.

Referências:

7 comentários on "Ética, um princípio que ultrapassa todos os limites"

Fernanda Trindade on 15 de julho de 2009 às 15:48 disse...

Muito bom o texto Maria!!!
Gostei muito, pois, apesar de ser um texto enorme(falo isso comparando ao meu), não é chato, e é bem explicado.
Vc deu exemplos muito bons, que deu realmente pra diferenciar a ética da moral.
Parabéns!!!

Pedro Alexandre de Miranda Monte Neto on 15 de julho de 2009 às 17:55 disse...

Mari adorei seu texto, ele está muito bem escrito, sem nenhuma dificuldade de leitura e está bastante informativo.
Aprendi muito com ele.
Você está de parabéns!!!

cℓαяα on 16 de julho de 2009 às 14:37 disse...

Valeu gente, obrigada, fico feliz que tenham entendido a mensagem atravéz do texto!

Filipe Gentil on 16 de julho de 2009 às 15:48 disse...

Gostei muito do texto, muito bem explicado e um dos trechos q mais me chamou a atenção foi que não podemos clonar seres humanos pois isso seria uma falta de ética!

Parabéns!

Unknown on 17 de julho de 2009 às 16:44 disse...

Adorei Maria Clara! A mensagem que você passou foi extremamente compreensível!
Está ótimo!
Parabéns

Iara Beatriz on 18 de julho de 2009 às 06:32 disse...

uau! o texto tá ótimo,
Você soube explicar muito bem a diferença entre ética e moral no contexto atual de nossas vidas, e fez isso atrvés de uma linguagem clara e compreensível.
Paarabéns amiga!
excelente trabalho, você é 10!

Raquel Morais disse...

Olha, seu texto ficou excepcionalmente bom.
Estav precisando de uma base para uma pesquisa e para um debate na escola e consegui entender tudo que eu precisava. O texto é simples e de fácil compreensão. Adorei.

Postar um comentário

:::Visitinhas::::

Followers

 

Pɦιℓσรσρɦу Copyright 2009 Fashionholic Designed by Ipiet Templates Sponsored by Tadpole's Notez